“Engagement”

“Employee engagement” é um conceito que tem vindo a assumir um lugar central na linguagem organizacional. A sua tradução para português não é evidente, mas pensamos que a expressão “compromisso” para com a organização é a que melhor descreve a realidade complexa que lhe está subjacente.

Pensar Global, Competir Global

Estamos envolvidos, nos últimos meses, numa discussão bizarra, kafkiana, sobre os caminhos que Portugal deve trilhar para o seu futuro. Por vezes, parece que a escolha é simples e cristalina, bastando optar entre crescimento e austeridade.

Engagement Surveys – Medir o compromisso para estimular a performance

Em tempos de exigência e pressão, o “compromisso” dos colaboradores torna-se uma variável indispensável a qualquer organização. Como tal, é importante à Gestão aferir o grau de envolvimento do seu capital humano e até que ponto ele se encontra alinhado com os interesses corporativos. Os projectos de Engagement Survey, permitem obter uma noção global e […]

Stanton Chase e Porto Business School debateram Liderança Executiva em tempos de pressão

A Stanton Chase Portugal e a Porto Business School organizaram, no passado dia 4 de Dezembro, no Porto, a conferência “Liderança Executiva em tempos de Pressão”. Pretendeu-se conhecer melhor os contextos de pressão actuais, as competências-chave dos líderes do século XXI, os instrumentos de leadership assessment e as estratégias de desenvolvimento das lideranças. As apresentações […]

Ganhador ou Vencedor

Uma das formas mais conseguidas de explicar a nossa relação com os outros é a que, partindo dos ensinamentos do Psiquiatra Canadiano Eric Berne, traduz as nossas posições existenciais e as crenças básicas sobre nós e sobre os outros. Partindo dum vector de auto relacionamento (estar bem connosco) cruzado com outro que avalia o nosso relacionamento com os outros (estar bem com outros) é possível criar 4 formas típicas de actuar no nosso relacionamento social.

Tempos Exigentes

Vivemos tempos exigentes! Tempos em que se entrar no mercado de trabalho é difícil, permanecer nele não o é menos. Longe vão os dias em que a saída duma universidade significava a entrada direta numa organização, na qual se ia construindo uma carreira que, na maioria dos casos, ia até à reforma. Se existe algo que caracteriza os tempos atuais é um aumento crescente do número de empregadores que uma pessoa tem ao longo da sua vida ativa.

Comunicação Interna apregoar e praticar

Provavelmente, em contexto empresarial, nunca se falou tanto em Comunicação como nos dias de hoje. Seja como ingrediente da liderança, como cerne da motivação, como elo da ligação da estratégia às operações, na auscultação e partilha de informação com stakeholders externos (clientes, parceiros, investidores, media…), muitos são os processos em que a Comunicação é a pedra-de-toque e, como tal, factor diferenciador de uma organização.

Saúde – Capital Humano e Internacionalização

O sector da Saúde em Portugal enfrenta hoje um conjunto desafios decorrentes do contexto actual. O envelhecimento da população, o aumento acentuado da procura de cuidados de saúde, a escassez de recursos e capital humano especializado nalgumas áreas e, numa óptica concorrencial, o aumento da competição a nível global. Tais desafios oferecem também oportunidades a […]

Jogar para o título

Os prognósticos sinistros sobre os próximos tempos, trouxeram-me à memória uma experiência recente. Há uns meses, o meu sócio propôs-me investir na organização duma conferência “inovadora e marcante” sobre o tema da gestão de talentos em Portugal(…)

Confiança

Não é novidade para ninguém que estamos hoje a viver tempos mais turbulentos e imprevisíveis que há 10 ou 20 anos atrás. No início deste século, o mundo vivia uma época de prosperidade, estabilidade e não existiam nuvens no céu dos mais otimistas.

wpChatIcon