Na Stanton Chase Portugal, desenvolvemos uma metodologia de avaliação de Talento, baseada em quatro dimensões: Competências, Motivação, Performance Atual e Potencial de Evolução. Temos estruturado um conjunto de instrumentos de assessment, entre eles questionários digitais, entrevistas CBBI e dinâmicas de grupo, com vista a identificar internamente o Talento das Pessoas, podendo derivar em Planos de Desenvolvimento, Sucessão e Retenção, ou especificamente para determinados processos de seleção de candidatos internos.
A estrutura de um Talent & Leadership Assessment baseia-se nas seguintes fases:
TalentWays
O nosso programa TalentWays é uma metodologia de assessment e report, sobre colaboradores orientada para o seu potencial de evolução e para as suas necessidades de apoio, fornecendo à direção um conjunto estruturado de informação individual e coletiva que facilita a tomada de decisão sobre planos individuais de desenvolvimento, retenção e sucessão, bem como processos de seleção de candidatos internos.
Os quatro fatores em que assenta o Modelo TalentWays, que individualmente são bastante relevantes, conjugados entre si consubstanciam os indicadores de:
- Potencial de evolução;
- Necessidade de apoio.
Dele é também possível tirar conclusões sobre aspectos colectivos relacionados com:
- Gap de algumas competências críticas;
- Gap de alinhamento com alguns valores organizacionais.
Visão Global de Talento
- Performance – combinação de eficiência (forma com conduz determinado processo) e de eficácia (resultados que obtém);
- Capacidade/ potencial de evolução – conjunto de valores, atitudes, comportamentos e competências, cuja presença conjugada, permitirá antever desempenhos de excelência;
- Competências – formas estruturadas de ação, em contexto profissional, de cariz técnico ou comportamental.
- Motivação – traços que evidenciam vontade e compromisso em fazer mais e melhor.
O processo inicia-se com um Diagnóstico na organização, para alinhar objetivos e orientações. Segue-se o preenchimento digital de um questionário (user-friendly) que demora cerca de 20 minutos (excecionalmente pode ser realizado em Papel).
Este questionário é composto por:
- Cerca de 48 afirmações;
- 5 níveis de resposta de acordo com o grau de concordância;
- Avaliação individual feita por 3 ou 4 pessoas, preferencialmente:
- Chefe atual;
- Colega com quem se relacione há algum tempo (mínimo 6 meses);
- Cliente interno com quem trabalhe com frequência;
- Um colaborador (eventualmente).
Resultados Globais
Os assessmets resultam num Relatório Individual para cada participante, com resultados consolidados e analisados do TalentWays, resumo das conclusões da entrevista e linhas de evolução para o futuro e um Relatório Coletivo com informação comparativa dos vários intervenientes no estudo segundo critérios indicadores claros e pertinentes para criar as bases de intervenções de melhoria alinhadas com a organização.
Para mais informações, modelos e/ou propostas:
José Bancaleiro – j.bancaleiro@stantonchase.com
Nuno Moreira – n.moreira@stantonchase.com